EVENTOS:

2010

-O Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete participou em 2010 de eventos como:
- Em setembro: palestras pelas manhãs, tarde e noite para alunos das escolas públicas de Alegrete, no Centro Cultural, sobre a Revolução Farroupilha;
- Em outubro: participou com palestras nas festividades e conferencias sobre o aniversário do Município de Alegrete;
- Em Novembro: com palestra na Semana da Consciência Negra;

2011

- Em outubro: durante os dias 27 e 28 de outubro de 2011, aconteceu o Seminário “Uma Nova História e Geografia Regional”, na Câmara de Vereadores de Alegrete
- Dia 15 de dezembro de 2011, no Museu Oswaldo Aranha, ocorreu o lançamento da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete.

O IHGA participou de um encontro de Formação da Secretaria Municipal de Educação, com palestras sobre História local e como utilizar a RHIG em sala-de-aula:

Jornal Gazeta de Alegrete, 31/3/2012.

No dia 17 de Abril aconteceu a distribuição de 10 exemplares da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete para cada uma das 34 escolas municipais.
Distribuição da revista para as escolas municipais.

Representações do IHGA em eventos e congressos:


O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete (IHGA) – Anderson Pereira Corrêa esteve participando do evento denominado “II jornada de Estudos Genealógicos; IV Seminário de História e Geografia e Encontro dos IHGs/RS” que aconteceu em Pelotas – RS, entre os dias 26, 27 e 28 de abril de 2012, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas. Na ocasião Anderson Corrêa fez uma palestra com o tema “História Local e Micro-História: encontros e desencontros”. Anderson Pereira Corrêa foi escolhido coordenador do Fórum dos Institutos Históricos e Geográficos do Rio Grande do Sul.

Oficinas de Construção de Artigos sobre história e geografia regional. As oficinas aconteceram na URCAMP/Alegrete, durante o mês de maio de 2012:

Primeira Oficina: Formas de trabalho cientifico e o Artigo. Prof. Dr. Ronaldo Colvero (prof. UNIPAMPA) Dia 05 de maio de 2012, das 16 às 18 horas, no salão de Atos da URCAMP/Alegrete – prédio central- Praça Getulio Vargas.

Segunda Oficina: O uso e o papel das Teorias em História. Prof. Me. Anderson Romário Pereira Corrêa. (Presidente do IHGA) Dia 12 de maio de 2012, das 16 às 18 horas, na sala 209, da URCAMP/Alegrete – prédio central na Praça Getulio Vargas.

Terceira Oficina: Técnicas de Pesquisa em História. Prof. Me. Marcio Jesus Ferreira Sônego.(Membro do IHGA e Diretor do Arquivo Histórico Municipal Miguel Jacques Trindade). Dia 19 de maio de 2012, das 16 às 18 horas, na sala 209, da URCAMP/Alegrete – prédio central na Praça Getulio Vargas.

Quarta Oficina: Estrutura e estratégia Narrativa: a apresentação do Artigo. Prof. Me. Edson Romário Monteiro Paniagua. (Membro do IHGA e prof. UNIPAMPA). (confirmado) Dia 26 de maio de 2012, das 16 às 18 horas, na sala 209, da URCAMP/Alegrete – prédio central na Praça Getulio Vargas.

Palestra proferida pelo presidente do IHGA, Anderson pereira Corrêa, com o tema “Revolução cientifica em Alegrete: a especificidade da historiografia”, dia 25 de maio de 2012, durante as programações do Seminário Latino – Americano de Eeducação e Cultura:

INTEGRANTE DO IHGA LANÇA LIVRO EM PORTO ALEGRE E EM ALEGRETE.

No dia 09 de novembro de 2012, no Museu Oswaldo Aranha, o membro do IHGA Gilmar de Lima Martins, juntamente com o Sr Adão Dorneles Faraco, lançaram o livro “74 perguntas a Adão Faraco”.

Adao Faraco e Gilmar Martins

Lançamento de livros pelos membros do IHGA:

Alegretense lança mais um livro em Porto Alegre.

Na quarta-feira dia 17 de abril, no Museu Histórico Julio de Castilhos em Porto Alegre, Anderson Pereira Corrêa (diretor do Museu Oswaldo Aranha emembro do IHGA) esteve no lançamento do livro CASAS DE ESPETÁCULOS. O livro foi lançado pelo Círculo de Pesquisas Literárias (CIPEL) presidido atualmente pela escritora Hilda Agnes Hubner Flores. Anderson Corrêa é membro correspondente do CIPEL e escreveu um capitulo na antologia com o título “CINE-TEATRO-CIRCO: ACESSIVEL AOS MENOS FAVORECIDOS DA FORTUNA”. O capitulo que Anderson escreveu aborda uma disputa na imprensa alegretense entre duas concepções de arte e de cultura: uma que pensava a arte e a cultura como mercadoria numa visão empresarial e outra concepção que entendia a arte como atividade de subsistência (numa perspectiva do bem estar social e do bem viver). Essa disputa pela arte e pela cultura existiu entre os anos de 1926 e 1928 evidenciando-se através da imprensa e materializada nas casas de espetáculos “Teatro RAINHA VITÓRIA” e no “Cine-Teatro-Circo O COLOSSEO”.

A esquerda da foto Hilda Agnes Hubner Flores, no centro Lotário Neubergere a direita Anderson Pereira Corrêa

Presidente do IHGA, Edson Paniagua, lança livro sobre a história de Alegrete e região.

Na sexta-feira dia 03 de maio de 2013, às 19h, no Museu Oswaldo Aranha, Edson Romário Monteiro Paniagua fez o lançamento de sue livro "Fronteiras, violência e criminalidade na região platina: o caso do municipio de Alegrete (1854-1864)". Os músicos Ernani Apratto e Arthur Santos abrilhantaram o evento. Vejam notícia na imprensa local e algumas fotos.
Dr.Edson Monteiro Paniagua, presidente do IHGA, após fazer o lançamento de seu livro Fronteira, violência e Criminalidade (...) em São Borja, realizou o lançamento do livro em Alegrete no museu Oswaldo Aranha.

Da esquerda para a direita: Flavio Poitevin, Jorge Sito, Gilmar Martins, Edson Paniagua, Deputado Estadual Adão Vilaverde, Vice- prefeita Maria de Fátima Mulazzani e Anderson Pereira Corrêa.

IHGA constituiu a Comissão Organizadora da 3ª Conferência Municipal de Cultura.

O IHGA integrou a Comissão Organizadora representando a Sociedade Civil. Na foto abaixo o Vice-presidente Thiago Araújo Vaucher. 10/08/2013.

Debate sobre Cultura Popular:

Instituto Histórico e Geográfico e Museu Oswaldo Aranha

No dia 03 de agosto aconteceu um debate sobre”Cultura Popular: na historiografia e na antropologia” no Museu Oswaldo Aranha. O debate foi coordenado pelo Vice-presidente do IHGA, Thiago Araújo Vaucher e o diretor do Museu Oswaldo Aranha, professor Anderson Pereira Corrêa.

IHGA colabora no 14º Seminário Latino-americano de Educação e Cultura

Na foto abaixo os professores Anderson Pereira Corrêa e Bolivar Marini, membros do IHGA, colaborando com a oficina “História Local e Micro-história: encontros e desencontros.30/07/2013.

V Encontro dos Institutos Históricos e Geográficos do Rio Grande do Sul.

No dia 04 de Junho, em Lajeado na Universidade do Vale do Taquari, aconteceu o 5º Encontro dos Institutos Históricos e Geográficos do RS. Anderson pereira Corrêa participou do encontro onde apresentou “O Movimento Operário em Alegrete: a presença de imigrantes e estrangeiros (1897-1929)”. Nessa ocasião Anderson Pereira Corrêa foi reconduzido à coordenação do Fórum dos Institutos do Rio Grande do Sul.

Na foto o presidente (na data) do Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete, de Santo Antonio da Patrulha, de Pelotas e de São Leopoldo.

Foto abaixo do historiador Dr. Rene Gertz no encontro em Lajeado.

Luis Felipe S. Pereira: Oswaldo Aranha e as Relações Internacionais.

Palestra do professor Luis Felipe Shervenski Pereira, Doutorando em História e membro do IHGA, no dia 19 de Abril de 2013, no Museu Oswaldo Aranha, com o tema “Oswaldo Aranha e as Relações Internacionais.”.

O IHGA na XV Semana Municipal da Mulher

No dia 13/03/2013, as 19h, no Plenário da Câmara, houve a palestra: “A origem classista do dia 08 de março” proferida pelo prof. Anderson Pereira Corrêa.

IHGA colabora com a Semana da Consciência Negra em novembro de 2012.

O historiador Marcio Ferreira Sônego, membro do IHGA e Diretor do Arquivo Histórico Municipal, participou de vários eventos representando o Instituto Histórico. Entre eles destacam-se A Semana da Consciência Negra do município e na Semana da Consciência Negra no Instituto Federal Farroupilha.
Como oficineiro/palestrante na Semana da Consciência Negra do Município. O evento aconteceu em novembro de 2012 na Escola Oswaldo Aranha. O titulo da oficina foi "Um Novo Olhar sobre o Negro na Historiografia de Alegrete".

No Instituto federal Farroupilha, dia 11 de dezembro de 2012, com a palestra intitulada "A escravidão em Alegrete: a participação do negro para construção da sociedade alegretense no século XIX “.
Semana da consciência negra de 2011, que aconteceu no Centro Administrativo Municipal, no salão Azul, na qual Marcio Sônego participou como palestrante em uma mesa redonda de debates, sempre enfocando a questão do nosso instituto.

Publico do seminário 2012 em Alegrete