HISTÓRICO DO IHGA:

A criação do Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete (IHGA) é o resultado de um processo de encontros e desencontros entre os profissionais e estudantes da área da História e demais Ciências Sociais em Alegrete. Os fundadores, motivados por idéias coletivistas de associativismo e ajuda-mutua, acreditando que uma “associação” seria um instrumento importante para o permanente aperfeiçoamento técnico e cientifico; para potencializar a produção, gestão e socialização do conhecimento produzido sobre Alegrete – criaram o IHGA.
Entre os vários encontros e desencontros, os principais momentos desse processo foram os seguintes:
- No dia 15 de fevereiro de 2008, na URCAMP/Alegrete, houve um encontro entre profissionais e estudantes de história, com a intenção de criar uma entidade que agregasse os profissionais da área. Estavam presentes nesse encontro: Anderson Romário Pereira Corrêa, Edson Romário Monteiro Paniagua, Luis Felipe Schervenski Pereira, Marcio Jesus Ferreira Sônego, João Fontoura, Adriano Sá Brito, Ariele Sobrosa, José Carlos Santos Cruz e Maria Henriqueta Rocha. Ficou acordado elaborar uma lista de contatos, organizar uma pagina na internet e um seminário para julho do mesmo ano. Esta primeira tentativa não “vingou”.

- Em 16 de setembro de 2009, às 14:30, na URCAMP/Alegrete, realizou-se um reunião preparatória, para a fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete. Esteve na cidade o prof. Dr. Moacyr Flores, historiador e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, que em reunião explicou como se constitui um Instituto Histórico, finalidades e objetivos. Falou sobre estatutos e procedimentos para a criação dessa entidade. Estiveram presentes nessa reunião: Anderson Romário Pereira Corrêa, Edson Romário Monteiro Paniagua, Luiz Carlos da Silveira de Mendonça Junior, Milena de Souza da Silva, Elena Noetzold Silva Brandolt, Marcio Jesus Ferreira Sônego e o prof. Moacyr Flores. Nessa reunião foi feito o planejamento e o cronograma para a fundação do IHGA.
- Depois de analisados e estudados vários estatutos, e de ter sido feito e protocolado convite para varias pessoas da área da cultural, patrimônio e história de Alegrete, realizou-se no dia 22 de fevereiro de 2010, na URCAMP/Alegrete, às 14:30 minutos, a Assembléia de Fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete – IHGA. Responderam ao convite e estiveram presentes: Anderson Romário Pereira Corrêa, Edson Romário Monteiro Paniagua, Bolívar Schlottfeldt Marini , Homero Corrêa Pires Dornelles , José Ernesto Alves Grisa Gilmar Martins, Mary Rosane Tolfo Migotto, Elena Noetzold Silva Brandolt, Eric Gediel Vargas, Rosane Durlo Grisa, Regina de Oliveira Simch, Domingos José Cunha e Marcos Anderson Generoso da Silva . Também foi aprovado como fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete, o Sr. Dr. Moacyr Flores, com o título de Membro Honorário deste Instituto. Na referida “Assembléia”, presidida por Anderson Romário Pereira Corrêa e secretariada por Edson Romário Monteiro Paniagua foi aberto o livro de Atas, aprovado o Estatuto e eleita a Diretoria provisória do Instituto.

A primeira diretoria provisória eleita para o período de fevereiro de 2010 a fevereiro de 2011 foi: Presidente: Edson Romário Monteiro Paniagua, Vice-presidente: Anderson Romário Pereira Corrêa, Primeiro Secretario: Bolívar Schlottfeldt Marini, Segundo Secretario: Milena de Souza da Silva, Primeiro Tesoureiro: Gilmar de Lima Martins, Segundo Tesoureiro: Elena Noetzold Silva Brandolt, Coordenadora de Patrimônio: Regina de Oliveira Simch, Conselho Fiscal – Titulares: Eric Gediel Vargas, Marcos Anderson Generoso da Silva, Mary Rosane Tolfo Migotto, Suplentes: José Ernesto Alves Grisa, Homero Corrêa Pires Dornelles, Rosane Durlo Grisa.

APRESENTAÇÃO DO IHGA.

O Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete, de sigla IHGA, e adiante denominado simplesmente Instituto, fundado em 22 de fevereiro de 2010, é uma associação civil de caráter cultural e científico, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Alegrete, Estado do Rio Grande do Sul, de duração indeterminada e com abrangência em todo território nacional.
O Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete (IHGA), é uma instituição sem fins lucrativo. Tem por finalidade proceder estudos e investigações sobre História, Geografia, Arqueologia, Filologia, Ciências Sociais e correlatas a esta área, principalmente ao que se refere à Alegrete e Campanha Sudoeste do Rio Grande do Sul. Para a realização de seus fins:
- coligirá, preservará e informatizará livros periódicos e documentos que possam valer como elementos de informação, mantendo arquivo, biblioteca, mapoteca, filmoteca, banco de dados, videoteca e exposições para consulta dos membros e pesquisadores em geral;
- receberá livros, periódicos e documentos que lhe forem entregues, para serem abertos, lidos, divulgados, em época oportuna, ou arquivados se merecerem;
- publicará a REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE ALEGRETE, para divulgar estudos, pesquisas e documentos concernentes às suas finalidade, bem como informações sobre a vida, composição e atuação da entidade;
- manterá e cultivará o intercâmbio com as instituições culturais do Brasil e do estrangeiro;
- prestará auxílio e assessoria didática e pedagógica a pesquisas de temáticas relevantes à comunidade alegretense e região, tanto a pessoas físicas, quanto a pessoas jurídicas.